“Viva – A Vida é uma Festa”

“Viva – A Vida é uma Festa”

Viva – A Vida é uma Festa” é uma obra da Disney e Pixar, sob direção de Lee Unkrich em parceria com o roteirista mexicano Adrian Molina, que inspirou a ideia original do filme.

A animação é uma belíssima combinação de drama, aventura, fantasia envoltos a comédia, envolvendo sentimentos profundos que com certeza serão despertados no espectador.

Aqui temos a história de Miguel, um garoto mexicano de apenas 12 anos que sonha ser um grande músico, apesar de toda a geração de sua família ter aversão a tudo isso, devido ao misterioso desaparecimento de seu tataravô que havia largado tudo para viver o mesmo sonho e conquistar os palcos do mundo inteiro. Miguel vive o conflito entre seguir a tradição da família, ou buscar suas realizações. O enredo se passa no feriado do Dia dos Mortos, uma cultura de grande importância no México.

A trama começa a se desenrolar nesse contexto, onde o garoto se vê em muitas encrencas na companhia de seu cãozinho Dante e seu novo amigo do Mundo dos Mortos, Hector, na esperança de encontrar seu ídolo Ernesto de La Cruz, um falecido artista famoso.

O filme que ultrapassas qualquer expectativa, apesar de ser uma animação, temos aqui uma grande reflexão sobre a vida e a morte, mostrando a importância de valorizar e respeitar a família, mesmo que muitas vezes o que planejam e sonham não seja o que desejamos.

Sua narrativa vem em um momento propício, depois das infelizes declarações do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Ao contrário do que foi dito, o longa traz a riqueza que há na cultura mexicana.