O jornalismo no cinema

O jornalismo no cinema

O dia 7 de abril é dedicado a memória de Giovanni Battista Líbero Badaró, morto em 1830 por não compactuar com o regime monarca de Dom Pedro I e defender a liberdade de imprensa. Surge então o Dia do Jornalista, data essa criada pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

Cidadão Kane, 1941

No cinema, a profissão já foi destaque em muitos filmes; dentre o mais importante e premiado está “Cidadão Kane” de 1941 que narra a ascensão de um magnata da mídia nos EUA, inspirado na vida de William Randolph Hears. O filme dirigido por Orson Welles venceu o Oscar de melhor roteiro original, além de ter sido indicado a outras oito estatuetas, incluindo melhor direção e filme.

“Spotlight: Segredos Revelados”, 2015

Mais recentemente tivemos o vencedor do Oscar de Melhor filme “Spotlight: Segredos Revelados“, de 2015. A produção com Mark Ruffalo, Michael Keaton e Rachel McAdams no elenco também venceu na categoria roteiro original. O filme acompanha a investigação real de jornalistas do Boston Globe diante de denúncias de abuso infantil por padres da Igreja Católica.

Dois filmes que possuem cadeiras cativas nos cursos de jornalismo pelo mundo afora, porém outros também são referências quando o assunto é o jornalismo na sétima arte.

“Superman”, 1978

O primeiro longa a retratar a profissão na telona foi “O Poder da Imprensa” (The Power of the Press), dirigido por Van Dyke Brooke. O filme conta a história de um corrupto prefeito de uma pequena cidade que tenta corromper o novo editor do jornal local e, com a recusa do jornalista, o prefeito inicia uma campanha para destruir sua reputação.

O filme mostra um lado heroico da profissão, bem ao estilo do que viríamos anos mais tarde com o repórter do Planeta Diário Superman, porém a profissão também já foi tratada inúmeras vezes com deboche e desleixo pelos seus protagonistas.

“A Primeira Página”, 1931

Em “A Primeira Página” (The Front Page), de 1931, um editor de um jornal sensacionalista força situações desleais para manter o seu principal repórter no emprego.

Ainda mais deplorável e menos ético está o personagem Louis Bloom (Jake Gyllenhaal) do filme “O Abutre“, de 2014, que faz de tudo por um flagra, até mesmo alterando elementos da cena de um crime. Esse filme, por sinal, é excelente e tem ainda Rene Russo e Bill Paxton no elenco.

“Quase Famosos”, 2000

Mas também há aquelas produções divertidas e descontraídas… que até te incentivam a criar coragem e seguir com a profissão; como ao nos depararmos com as aventuras de um jovem repórter universitário entrevistando uma banda de rock em “Quase Famosos“, de 2010.
Esse filme do Cameron Crowe venceu o Oscar de melhor roteiro original e foi indicado em melhor atriz coadjuvante e edição.

Se estamos listando filmes em que o jornalista é o protagonista principal da história, não poderíamos deixar de citar clássicos como  “A montanha dos sete abutres” (Ace in the hole / The big carnival, 1951), “Todos os homens do presidente” (All the president’s men, 1976), “Rede de intrigas” (Network, 1976) e “O Informante” (The insider, 1999).

“A Montanha dos Sete Abutres”, 1951

A lista é longa… são mais de 785 filmes de jornalista identificados pela autora Christa Berger no livro “Jornalismo no Cinema”.

De corruptos e sensacionalistas a verdadeiros heróis, assim vamos vendo a profissão do jornalista sendo retratado nas telonas do cinema ao longo dos anos. Prato cheio para roteiristas e diretores.