Biografia de Mauricio de Sousa vira audiobook em homenagem de fãs e artistas

Biografia de Mauricio de Sousa vira audiobook em homenagem de fãs e artistas

Em seus 82 anos de vida, o desenhista Mauricio de Sousa influenciou a vida de quase todo brasileiro, seja pelo exemplo representado pelos personagens para uma criança, pela importância dos gibis durante o processo de alfabetização ou pelos momentos de diversão vividos em família. Para homenagear esse artista, fãs anônimos e famosos emprestaram suas vozes para transformar a recém-lançada biografia do Mauricio em um audiobook.

Os fãs procurados pela Mauricio de Sousa Produções tiveram suas vidas influenciadas direta ou indiretamente pelo autor. “Diversas pessoas chegam até nós para relatar a importância dos personagens do meu pai em suas vidas. Então resolvemos convidá-las para participar de um projeto que devolva a ele o carinho e o cuidado que ele dedicou à Turminha e aos fãs durante toda a vida”, explica Mônica Sousa, diretora executiva da Mauricio de Sousa Produções.

Entre os participantes da homenagem, a fã Joice Braz, 38 anos, é mãe do Kauan, diagnosticado com autismo aos dois anos de idade. Entre todos os estímulos, Joyce começou a contar as histórias da Turma da Mônica e, aos três anos, a identificação do menino com o Chico Bento passou a ajudar em seu desenvolvimento. “Ele se vestia e agia como o personagem. O Chico Bento trouxe meu filho para o nosso mundo. Hoje o Kauan vai para a escola, tem amigos e é uma criança feliz”, resume Joice.

A Giulia Araújo Sena, 17 anos, também tem uma história especial. Quando teve câncer nos ossos aos 13 anos, Giulia encontrou nas tirinhas e animações protagonizadas por personagens sem cabelo do projeto Carequinhas contra o Câncer Infantil a força para seguir em frente e superar barreiras.

A Turminha também foi uma base importante para o jornalista Jairo Marques, 43 anos, quando precisou ficar hospitalizado durante a infância. “Como eu ficava internado, os gibis me faziam companhia. As histórias me transportavam para outros lugares, outras situações, e os personagens se tornaram meus ‘colegas de classe’”, comenta Jairo.

Já para a artista plástica Crica Monteiro, 33 anos, o mais marcante foi a identificação com a personagem Mônica, hoje protagonista do projeto Donas da Rua, que conta com o apoio da ONU Mulheres. Crica foi uma das artistas convidadas a fazer uma releitura das personagens da Turma da Mônica para a exposição Donas da Rua da Arte, parte do projeto de empoderamento de meninas.  “A Mônica me inspirou a lutar pelo que eu achava que era impossível”, explica Crica.

Joice, Giulia, Jairo e Crica foram os apresentadores da homenagem ao Mauricio. Os momentos emocionantes foram gravados em vídeo e estarão disponíveis ao público, junto com o audiobook, a partir de hoje no site obligado.com.br. Além de trazer a homenagem, a plataforma apresenta as histórias desses e de outros fãs com a Turma da Mônica.

Para fazer parte das homenagens ao autor, os fãs podem contar suas histórias nas redes sociais acompanhadas pela #obligado.