10 livros clássicos de terror para o Halloween

10 livros clássicos de terror para o Halloween

Um pouco de terror no dia do Halloween é muito válido… ainda mais se a leitura sua for para clássicos do gênero que vão arrepiar você do pé a cabeça.

Confira aqui uma lista de 10 livros clássicos para o seu Halloween. (Por ordem aleatória)

  • O Iluminado, de Stephen King

Lançado em 1977, foi o terceiro livro de Stephen King e seu primeiro best-seller em capa-dura. Jack Torrance se torna caseiro de inverno do isolado Hotel Overlook, nas montanhas do Colorado, na esperança de curar seu bloqueio de escritor. Ele se instala com a esposa Wendy e o filho Danny, que é atormentando por premonições. Jack não consegue escrever e as visões de Danny se tornam mais perturbadoras. O escritor descobre os segredos sombrios do hotel e começa a se transformar em um maníaco homicida, aterrorizando sua família.

  • Hellraiser, de Clive Barker

O perturbador livro que inspirou a uma série de filmes. Escrito em 1986, o livro apresentou ao público os demoníacos Cenobitas, personagens criados por Clive Barker que hoje figuram no seleto grupo de vilões ícones da cultura pop. Toda a perversidade desses torturadores eternos está presente em detalhes que estimulam a imaginação dos leitores e superam, de longe, o horror do cinema.

  • Coração Satânico, de William Hjortsberg

Lançado originalmente em 1978, o livro é uma habilidosa mistura de dois gêneros capazes de tirar o sono de muita gente corajosa: o terror e as histórias de detetive. Com doses generosas de ocultismo e investigação, Hjortsberg consegue homenagear seus ídolos, Dashiell Hammett e Raymond Chandler, e ainda assim ser tão casca-grossa quanto eles. O estilo visual que Hjortsberg imprime em sua literatura é uma atração à parte.

  • Os Mortos-Vivos, de Peter Straub

O livro fala sobre um grupo de velhos (chamada Sociedade Crowder) que se reúne em uma data específica, todos os meses, para se postarem em frente a uma gigantesca lareira e contarem histórias de terror vividas por eles. Tudo vai bem até o momento em que segredos do passado e os próprios fantasmas de suas histórias voltam à tona, com o intuito de destruir não apenas a Sociedade Crowder, mas toda a cidade de Millburn, onde vivem.

  • IT – A Coisa, de Stephen King

Durante as férias escolares de 1958, em Derry, pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança e… do medo. O mais profundo e tenebroso medo. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. O tempo é curto, mas somente eles podem vencer a Coisa.

  • O Exorcista, de William Peter Blatty

Lançado originalmente em 1971, o livro conta a história de Regan MacNeil, uma garota de 12 anos que é possuída pelo demônio. Em 1973, o livro virou um filme de grande sucesso, dirigido por William Friedkin. O livro teria sido baseado nos registros de um caso real, alegadamente realizado em Mount Rainier, no estado de Maryland. A obra foi lançada no Brasil em 1972, pela editora Nova Fronteira, de Carlos Lacerda. Seu enorme sucesso fez com que os lucros obtidos pudessem patrocinar o lançamento da primeira edição do Dicionário Aurélio. Foi traduzida por Milton Persson.

  • O Pacto, de Joe Hill

No original Horns (Chifres), O Pacto é o segundo romance escrito por Joe Hill e seu terceiro livro. O livro recebeu uma quantidade invejável de prêmios e e boas críticas. A história une terror, fantasia, drama e literatura policial. O livro nos  fala de Ignatius, que utiliza a influência que seus dois chifres recém adquiridos exercem sobre as pessoas para solucionar um crime que destruiu a sua vida e culminou na morte de sua namorada. Foi adaptado para os cinemas como o título de “Amaldiçoado”.

  • Psicose, de Robert Bloch

Psicose, o clássico de Robert Bloch, foi publicado originalmente em 1959, livremente inspirado no caso do assassino de Wisconsin, Ed Gein. O protagonista Norman Bates, assim como Gein, era um assassino solitário que vivia em uma localidade rural isolada, teve uma mãe dominadora, construiu um santuário para ela em um quarto e se vestia com roupas femininas. Uma história curiosa envolvendo o livro é que Alfred Hitchcock adquiriu anonimamente os direitos de Psycho e depois comprou todas as cópias do livro disponíveis no mercado para que ninguém o lesse e, consequentemente, ele conseguisse manter a surpresa do final da obra.

  • O Cemitério, de Stephen King

“O Cemitério” (Pet Sematary no original) é conhecido por ser o livro que Stephen King supostamente “achava tão assustador que não devia ser publicado”, e esse comentário se tornou a base para toda a campanha de marketing por traz do lançamento do livro. Isso e o fato do autor se negar a participar da campanha, dar entrevistas ou apoiar sua divulgação. “Este romance de King é, ao mesmo tempo, um maravilhoso retrato de família e o livro mais assustador que já foi escrito… As últimas cinquenta páginas são tão horripilantes que conseguem tirar o fôlego do leitor… Espirituoso, inteligente, observador, King nunca foi um artista tão humano.” – Publishers Weekly

  • As Ruínas, de Scott Smith

Quatro amigos decidem passar as férias nas praias de Cancun. O programa se torna um verdadeiro pesadelo quando o grupo decide unir-se a Mathias, um alemão que conhecem no hotel, em uma busca por seu irmão, que desapareceu misteriosamente ao tentar encontrar ruínas maias localizadas no coração da selva mexicana. Um romance sobre as inesperadas reações que as pessoas são capazes de assumir quando confrontadas com uma situação-limite e nossa fragilidade diante do poder da natureza.