“The Mask You Live In” | Dica de Documentário

“The Mask You Live In” | Dica de Documentário

“O desafio de todo homem é a busca de como reconectar o coração à cabeça!”. Essa é uma das frases de maior destaque, presente no documentário “The Mask You Live In”, que está na Netflix e faz uma abordagem sobre o modo que os homens são formados para o mundo, trazendo uma visão e um comportamento totalmente machista, o qual deve ser apresentado para a sociedade, mas que por trás das máscaras, esconde um ser humano normal, que carrega sentimentos, angústias e tristezas.

Resultado de imagem para the mask you live in
“Homem não chora”, “Vira homem”, “Parece uma menininha”…. que homem nunca ouviu ou falou isso para o outro? Quem nunca vestiu uma máscara para mostrar ao mundo a sua virilidade e masculinidade, na mais pura necessidade de ser aquilo que o mundo quer, no molde perfeito exigido.
O comportamento violento, o uso da mulher como objeto, a influência dos games, a necessidade de pertencer a um grupo; esses e outros temas são apresentados nessa produção que faz a reflexão sobre o homem formado pela sociedade e a pressão disso sobre os jovens. Um documentário americano, mas que sem dúvidas se encaixa à diversas outras nacionalidades, apresentando causa e consequências desse padrão, por meio de relatos de pessoas comuns, opinião de profissionais e números de pesquisas que provam, que o homem possui maior probabilidade de ser diagnosticado com distúrbios de comportamento.

Resultado de imagem para the mask you live in
Um filme que deveria ser obrigatório para todos os homens, mas que também merece ser acompanhado pelas mulheres; um entendimento dos conflitos internos presentes em quase todos os homens, pelo menos por um período da vida, camuflados por brincadeiras, bullying, competições; que resultam na dificuldade de expressar e demonstrar sentimentos e aflições, causando o distanciamento apresentado pela primeira frase desse texto, a falta de conexão entre a cabeça e o coração.
O documentário é dirigido por Jennifer Siebel Newsom, a mesma de “Miss Representation”, que mostra a ausência de mulheres em posições de poder. Uma reflexão bastante interessante e verdadeira. Afinal, que homem já não deixou de fazer algo com medo do julgamento que iria sofrer? Assista e derrube a máscara em que você vive!