Curta Brasileiro participa do Festival de Veneza

Curta Brasileiro participa do Festival de Veneza

O curta-metragem “Meninas Formicida”, produzido pelo Grupo Kino-Olho de Rio Claro (SP), foi a única produção brasileira selecionada para participar da 74ª edição do Festival de Veneza, o mais antigo evento de cinema do mundo.

A exibição do trabalho foi confirmada na quinta-feira (27). A obra concorre com outras 11 produções na categoria curta-metragem.

“A própria seleção em si já acaba sendo um prêmio, um reconhecimento de um trabalho que é feito há anos pelo coletivo Kino-Olho, formação de técnicos, e pessoas da cidade de Rio Claro”, ressaltou João Paulo Miranda, cineasta do grupo.

 “Meninas Formicida” conta o drama de uma adolescente que é violentada e engravida. Após o trauma, ela precisa tomar uma decisão. O curta também faz uma crítica social à falta de cuidados com o meio ambiente, já que os adolescentes do filme aplicam pesticidas sem equipamentos adequados em uma área de reflorestamento de eucaliptos.

Histórico

Formado há mais de 10 anos em Rio Claro, o grupo Kino-Olho acumula prêmios. Em 2009, o filme de suspense “A girl and a gun” conquistou o júri e foi o vencedor da “Mobile Phone Movie Competition”, concurso internacional de filmes para celular promovido pelo programa “The Screening Room”, da CNN International. 

'Command Action' foi escolhido para a Semana de Crítica de Cannes (Foto: Divulgação)

Em 2015, o curta-metragem “Command Action” foi uma das 10 produções selecionadas para a Semana de Crítica do Festival de Cannes e, em 2016, “A moça que dançou com o diabo” foi indicado à Palma de Ouro. Neste ano, o grupo concorre ao Grande Prêmio de Cinema Brasileiro e, agora, partipa da mostra em Veneza.

Fonte: G1