Ursinho Pooh é censurado nas redes sociais da China

Ursinho Pooh é censurado nas redes sociais da China

O carismático Ursinho Pooh, que nos desenhos da Disney se lamenta pela pouca inteligência, de alguma forma enfureceu os censores chineses, tanto que o termo foi bloqueado nas redes sociais do país. Publicações com a imagem do personagem ainda são permitidas na rede Weibo, mas comentários usando os termos “Pequeno Urso Winnie”, como é conhecido no país, retornam mensagem de erro dizendo que o “conteúdo é ilegal”.

Os stickers com o Ursinho Pooh também foram removidos da galeria oficial do aplicativo de conversas WeChat, apesar de gifs gerados pelos usuários ainda estarem disponíveis.

As autoridades não apresentaram explicação para a censura. Mas o personagem, que se descreve como um “urso com cérebro pequeno”, foi usado no passado em memes sendo comparado com o presidente da China, Xi Jinping, informa o “Guardian”.

As comparações entre Xi Jinping e o ursinho começaram em 2013, quando começaram a circular nas redes a imagem de Pooh com o amigo Tigrão, ao lado de uma fotografia de Xi Jinping com Barack Obama, presidente dos EUA na época.

Em 2014, uma fotografia de Xi Jinping apertando a mão do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, foi comparada com uma imagem de Pooh apertando o casco do burro Bisonho.

No ano seguinte, um relatório da Global Risk Insights constatou que uma imagem de Xi Jinping num carro aberto durante um desfile sendo comparada com o Ursinho Pooh num carrinho de brinquedo foi “a imagem mais censurada na China”.

Fonte: O Globo