Cia do Sal apresenta espetáculo “MACACOS” pela primeira vez em São Paulo

Cia do Sal apresenta espetáculo “MACACOS” pela primeira vez em São Paulo

A Cia do Sal apresentará o monólogo “MACACOS” pela primeira vez em São Paulo na próxima quinta-feira, dia 6 de julho, a partir das 19h, no instituto Tomie Ohtake, localizado na Avenida Faria Lima, 201 – Alto de Pinheiros.. O espetáculo, que aborda o racismo da perspectiva de um homem negro inserido em sua comunidade, fará parte da programação da mostra “Osso: Exposição-apelo ao amplo direito de defesa de Rafael Braga”. Idealizado pelo ator Clayton Nascimento, o trabalho já recebeu 8 indicações de Prêmios e chegou ao primeiro lugar no “Prêmio Diretas Já: Narrativas Urgentes” no teatro Amazonas e nas categorias “Melhor Ator” e “Melhor Montagem” no Festival de Esquetes de Cabo Frio.

A narrativa de “MACACOS” se desenvolve a partir do relato de um homem negro em busca de respostas para o racismo que rodeia o seu cotidiano e a história de sua comunidade. Trata-se de um fluxo de pensamentos, desabafos e elucidações que remetem à história do Brasil e a história de  artistas negros como Elza Soares, Machado de Assis e Bessie Smith, além de estatísticas atuais sobre o encarceramento e execução de jovens negros no país.

“MACACOS” é sempre adaptada para agregar o contexto de cada local onde é apresentada, como forma de torná-la viva e em constante elaboração. Para a apresentação no Instituto Tomie Ohtake, será apresentado um fragmento do espetáculo que irá contextualizar o Rio de Janeiro, cidade onde Rafael Braga foi preso, com um capítulo inédito sobre este caso, criado especialemente para a ocasião.

Cia do Sal

A Cia do Sal é um grupo formado por artistas-amigos que se conhecem há 10 anos e que valorizam em suas criações artísticas o empoderamento político-social, bem como a participação do público para a construção de suas obras. O repertório da Cia do Sal discute temas de urgência como, o racismo e o genocídio negro no Brasil, procurando sempre afinar o seu discurso horizontalmente, muitas vezes optando por convidar artistas, parceiros ou aprendizes para atuar junto aos membros com formação em Teatro, Dança, Iluminação e Direção Cênica.

Serviço

Cia do Sal apresenta “MACACOS” no Instituto Tomie Ohtake durante  mostra “Osso: Exposição-apelo ao amplo direito de defesa de Rafael Braga”

Data: 6 de julho

Horário: a partir das 19h

Local: Instituto Tomie Ohtake

Endereço: Av. Faria Lima, 201, Alto de Pinheiros, SP.

Entrada gratuita.