Um olhar singelo e delicado sobre o holocausto estreia no teatro

Um olhar singelo e delicado sobre o holocausto estreia no teatro

Chega a São Paulo o espetáculo A Mala de Hana, uma adaptação do aclamado livro infanto-juvenil homônimo da escritora canadense Karen Levine. A peça conta a história da menina Hana Brady a partir das descobertas feitas pela japonesa Fumiko Ishioka e seus alunos, que foram em busca da história de quem seria a dona de uma mala que receberam para utilizar em uma exposição. A montagem é um retrato da vida das crianças no Holocausto em paralelo com a visão atual da realidade, uma adaptação emocionante e educativa. O espetáculo faz parte da programação do 27ª edição do Festival de Férias do Teatro Folha.

A Mala de Hana narra a história real de Fumiko, diretora de um centro educacional no Japão, que formou um grupo com alunos para estudar o período. A curiosidade e o fascínio pelo assunto fez com que, no ano 2000, o grupo de estudantes iniciasse uma jornada para conhecer detalhes sobre a história da jovem Hana. Foi assim que Fumiko chegou a George Brady, irmão de Hana (que ainda está vivo e mora no Canadá). Com a ajuda dele conseguiram recriar a história vivida nos campos de concentração, período em que foi separado da sua irmã. Hana, na época com apenas 13 anos de idade, chegou a Auschwitz acreditando que reencontraria George. Na mala, ela levou poucas roupas e alguns dos seus desenhos preferidos.

Através de uma história que percorre três continentes diferentes – América, Europa e Ásia – o espetáculo traça, como a autora do livro diz, “uma lembrança da brutalidade do passado e da esperança do futuro”.

Em cena, dois atores se revezam pela narrativa da história.

“A peça desperta na criança o interesse pelo estudo e compreensão de um período histórico extremamente importante para o seu desenvolvimento, não apenas como conhecimento, mas também como seres humanos”, conta Luana Paroni, atriz que interpreta Hana.

Muito mais do que apenas entretenimento, o espetáculo pretende levar para as crianças uma mensagem sobre a intolerância e a injustiça, presentes no período da II Guerra Mundial, e que ainda circulam com diferentes facetas em nossa sociedade.

“Queremos disseminar a profundidade do fato histórico de maneira sensível, lúdica e principalmente pedagógica, fazendo com que as crianças se interessem e mergulhem nessa história”, completa Fernando Chapaval, ator que interpreta George.

A Mala de Hana é dirigida por Marcelo Klabin e uma realização da Clave Produção Cultural e Artística. O espetáculo fica em cartaz no Teatro Folha nos dias 04, 11, 18 e 25 de julho, às 18h.

 

Serviço:

27ª edição do Festival de Férias do Teatro Folha

A Mala de Hana

04, 11, 18 e 25 de julho – às 18h

Ingressos: R$ 40,00

TEATRO FOLHA

Shopping Pátio Higienópolis – Av. Higienópolis, 618 / Terraço